top of page

Crise Hídrica: Panorama e Desafios para os Próximos Anos

Em um país como o Brasil, um dos mais ricos em recursos hídricos, é estranho ouvirmos sempre de tempos em tempos sobre  “crise hídrica”, “crise de abastecimento” e “crise energética”. Termos que periodicamente retornam na mídia e são divulgados em manchetes, sobretudo em períodos de baixos índices pluviométricos. Contudo, esta é apenas uma das inúmeras causas que resultam no panorama atual de crise hídrica, envolvendo também fatores climáticos, econômicos, sociais e principalmente a forma como as cidades se desenvolveram. Nesse sentido, a XX edição da SEC irá trazer uma Mesa Redonda com três referências no Brasil quando o assunto principal é água, Antonio Carlos Zuffo, Guilherme Castagna e Luiz Campos Jr, propondo um debate sobre as principais causas para esse problema e os desafios que o Brasil irá enfrentar nos próximos anos. 

19h-crise hidrica.png

Ministrantes:

1.jpeg
zuffo 3.jpg
4. Guilherme Castagna .jpg

Luiz Campos Jr

Antonio Carlos Zuffo

Guilherme Castagna

Luiz Campos Jr.: 

Geógrafo com formação nas áreas de Gestão Ambiental, Comunicação e Educação. Desde 1995, trabalha com os rios urbanos de São Paulo, realizando pesquisas, cursos, oficinas e expedições. Em 2010 criou com o arquiteto e urbanista José Bueno a iniciativa RIOS e RUAS, dedicada à sensibilização da população aos rios invisíveis. Integrou a equipe de criação da série de exposições Rios DesCobertos do SESC (2016-2018). Em março de 2018 palestrou no 8º Fórum Mundial da Água no painel internacional Rios Urbanos: cidadãos como agentes transformadores deste ambiente. É ativista e netweaver em diversas redes cidadãs nas áreas de mobilidade, horticultura urbana e revitalização de espaços públicos.

Antonio Carlos Zuffo: 

Possui graduação em Engenharia Civil pela UNICAMP (1985), mestrado em Engenharia Civil pela USP (1993), doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP (1998), pós-doutorado em Engenharia Ambiental na University of Toronto no Canadá,(2000-2001). Atua nas áreas de planejamento e gerenciamento de recursos hídricos e ambientais, com ênfase em Análise Multicriterial, e atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Campinas, Assessor científico ad hoc das revistas Water International, Ciência & Engenharia - UFU, European Journal of Operational Research, Revista Brasileira de Recursos Hídricos, e de agências de fomento à pesquisa FAPESP, FAPEMIG, FAEPEX. Além de ser Membro da Aliança para Pesquisa em Hidrologia Tropical, membro da Rede Internacional de Centros de Conhecimento do Setor da Água, Coordenador da Rede BRUM - FINEP e Coordenador do Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental. 

Guilherme Castagna: 

Guilherme Castagna é o sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico, onde integra sua formação em engenharia civil aos princípios de design ecológico no desenvolvimento de projetos de sistemas inovadores de manejo de água. Recebeu prêmios na categoria Tecnologia como o Prêmio Von Martius 2013 e o Prêmio Saint-Gobain Habitat Sustentável 2014, pelo projeto de manejo integrado de águas pluviais do Estádio Nacional de Brasília. Foi também autor do projeto de manejo integrado de água do edifício Harmonia 57, vencedor do prêmio austríaco Zumtobel 2010 na categoria Ambiente Construído (Built Environment).

 

Inscrições:

Esse evento não precisa de Inscrição!
bottom of page